4 de ago. de 2017

A família Maldini e o Milan

    Uma das maiores idolatrias do mundo é a do Milan com a família Maldini. A relação de amor não é de hoje, o clube e a família se misturam, são uma coisa só. Impossível pensar em Maldini e não pensar em Milan. O Maldini mais conhecido é o Paolo, zagueiro e muito ídolo do time de Milão. Paolo fez "só" 902 jogos pelo Milan.
    902 jogos em 25 anos de clube como profissional, nesse tempo ganhou 26 títulos. Ele é o atleta que mais vestiu a camisa do time de Milão na história e só jogou no Milan. O zagueiro defendeu o rossonero de 1984 até 2009 (se contar o tempo nas categorias de base, também no Milan, seria desde 1978).
    Paolo Maldini, formou uma das melhores duplas de zaga da história com Baresi. Não se pode falar de um sem falar do outro, eles se destacaram mesmo juntos. Em 196 jogos juntos, Baresi e Maldini só tomaram 23 gols, totalmente absurdo. Eles jogaram juntos durante 13 anos, de 1984 até 1997. Baresi também só defendeu as cores do Milan, fez 719 jogos em 20 anos de clube, de 1977 até 1997.
    O que pouca gente sabe, é que o Paolo não é o primeiro Maldini a ser ídolo pela camisa do Milan, o pai dele, Cesare, também foi jogador de um clube só, o Milan. Cesare Maldini defendeu o Milan de 1952 até 1967, fazendo 412 jogos nos 15 anos que teve de clube.
    Ambos têm muitas coisas em comum, eram zagueiros, defenderam a seleção italiana, só jogaram no Milan, usavam a camisa 3, fizeram história no Milan, ganharam muitos títulos e por isso são muito idolatrados em Milão, mas uma coisa separava a família, na infância, Paolo torcia para a Juventus, mas por insistência do pai foi para as categorias de base do Milan, tornando-se milanista. Pelo time de Milão, Paolo ganhou tudo que era possível, além de bater muitos recordes.
    Paolo Maldini é o jogador que mais vezes atuou no campeonato italiano até agora (Buffon está chegando perto), o zagueiro fez 647 jogos e ganhou 7 títulos dessa competição, superando seu pai, que ganhou 4 scudettos. Além disso, outro fato notável da família, é que das 7 Champions Leagues que o Milan conquistou, 6 tinham um Maldini em campo. O pai, Cesare, ganhou a primeira do time e Paolo ganhou as últimas 5, uma delas em 1995, um ano especial para o Milan, porque além de ganhar a Champions League o Milan ganhou o Campeonato Italiano e viu nesse ano Maldini ser eleito o 2º melhor jogador do mundo, perdendo para Weah, que também jogava no Milan na época. Como bônus, a cerimônia que consagrou os milanistas foi realizada em Milão.
    Como forma de reconhecimento à família Maldini, o Milan imortalizou a camisa 3, que foi usada por ambos, Cesare e Paolo. Ninguém mais usa esse número no clube, a não ser os filhos de Paolo Maldini, Christian e Daniel. Christian, de 21 anos, é defensor, e joga nas categorias de base do Milan, Daniel, de 15 anos, ainda não tem posição definida, mas também treina na base do Milan, eles são os únicos seres humanos no planeta Terra que podem usar a camisa 3 do Milan profissionalmente. Grazie Maldinis.
Cesare, Paolo e Christian Maldini na foto da Gazzetta Dello Sport

Nenhum comentário:

Postar um comentário