12 de jun. de 2026

Já passou da hora de largar o 4-2-4, Ancelotti

    Não funciona. Não é porque eu nunca gostei desse esquema, mas basta ver todos os jogos que o Brasil fez nessa formatação. O time não rende bem, não cria mais e ainda fica exposto. É um esquema 'moderno', mas ele precisa de muito treino e jogadores muito específicos para azeitar.

    O maior sintoma disso é Matheus Cunha. Acho ele um bom jogador, mas não é um camisa 10 e nem um camisa 9. Em tese, ele deveria ser o que mais se beneficia nesse 4-2-4, mas ele não entrega. A Seleção não colhe bons frutos com ele em campo e com esse 4-2-4.

    Traçando um paralelo com um jogador com características parecidas com as de Matheus Cunha: Flaco López, atacante do Palmeiras. Chegou em 2022 e foi realmente brilhar constantemente apenas em 2025. É muito bom ter um jogador com essas valências no seu elenco, mas demora muito para você conseguir construir um elenco, automatizar os movimentos e entrosar todos com um jogador tão específico assim e aí sim colher os ótimos frutos.

    Ancelotti, pelo menos para essa Copa, não tem e nunca teve esse tempo. Não foi algo que caiu como uma luva, muito pelo contrário, foi algo que ficou engripando no caminho e sempre foi estranho. Em contrapartida, não importa o nome, mas quando o sistema é o 4-3-3, o jogo flui melhor para o Brasil. O time defende melhor e ataca melhor.

    Com um bônus: Vinícius Júnior, que já foi melhor do mundo, parece se sentir muito mais confortável ali pela ponta esquerda. Acredito que o ideal para o Brasil é jogar com dois camisas 8 no meio. Bruno Guimarães e Danilo ou Paquetá. Os dois estão bem, precisam ser titulares.

    No ataque, para mim não há dúvidas: Endrick deve ser o titular e dono da camisa 9. Para Ancelotti, aparentemente, Endrick é o último na fila. Acredito que seja para preservar o jovem, mas mesmo assim, ele faz gols, tem potencial de salvar trabalhos (alô, Ancelotti) e precisa de rodagem na Copa. Tirando tudo isso, ainda entrega mais para o time que seus concorrentes.

    Meu time titular para a estreia do Brasil: Alisson. Ibañez, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos. Casemiro, Bruno Guimarães e Danilo. Vini Jr, Endrick e Raphinha.

    O Brasil sente muito a falta dos seus lesionados. É muita gente boa, e que seria titular: Wesley, Estêvão e Rodrygo, principalmente, mas acho que com esse time é possível chegar nas quartas de final. Por fim, acredito que vou errar na previsão. Infelizmente não sei se Ancelotti vai largar o 4-2-4 tão fácil assim, apesar de já ter dado alguns sinais disso.

9 de jun. de 2026

Apostas para Copa do Mundo

 

Brigam pelo título: França e Espanha;


Vão longe: Portugal e Inglaterra;


Podem surpreender: Noruega, Colômbia, Senegal, Equador, Japão e Costa do Marfim;


Sólidos no mata-mata: Brasil, Alemanha, Argentina, Holanda e Croácia;


Chegam no mata-mata: Coreia do Sul, México, Suíça, Bósnia, Marrocos, Turquia, Paraguai, Bélgica, Egito, Uruguai e Argélia;


Fica na fase de grupos: África do Sul, República Tcheca, Canadá, Escócia, EUA, Suécia, Áustria e Gana;


Vão passear: Congo, Curaçao, Catar, Haiti, Austrália, Tunísia, Irã, Nova Zelândia, Arábia Saudita, Cabo Verde, Iraque, Jordânia, Uzbequistão e Panamá.


Podem decepcionar: FrançaBrasil, Argentina e Inglaterra

21 de mai. de 2026

Ancelotti opta por veteranos e atrasa futuro da Seleção

     Eu acertei 22 dos 26 convocados do Ancelotti para Copa do Mundo de 2026 e mesmo assim não gostei das escolhas. Ele se apoia em antigas muletas e flerta com hipotecar o futuro para tentar salvar o presente. O Brasil não será campeão já nesse ano, mas tem uma geração muito boa vindo aí. Ancelotti exagerou nos jogadores veteranos e não hesitou em manter as muletas deles.

    Já passou muito da hora de Vinícius Júnior e Raphinha assumirem o protagonismo da Seleção. Até quando vão ficar na sombra de Neymar? Eles precisam ser a referência para a nova geração. Levar Neymar, Alex Sandro, Paquetá, Danilo (zagueiro), Weverton e afins, é impedir que novos rostos se acostumem com o peso da seleção e ganhem experiência.

    A próxima geração, com Hugo Souza, Bento, Endrick, Estêvão, Beraldo, Murillo, Vitor Reis, Rayan, Vitor Roque, Marcos Leonardo é muito promissora e pode render mais frutos que as gerações anteriores, mas precisa de rodagem na Seleção desde cedo. É preciso se acostumar com a pressão da Seleção, se sentir confortável nesse ambiente.

    O Brasil não tem, e nem forma, novas lideranças no elenco. Há anos são os mesmos jogadores com esse papel. É preciso sair da zona de conforto e assumir a responsabilidade, coisa que não está sendo feita naturalmente pelos atletas. A geração de Neymar não estará aí para sempre. Ancelotti, ao convocar os veteranos, corrobora com esse comodismo da geração atual. Se perder, a culpa será de Neymar, e não de Vini Jr., Raphinha e afins, que estão no auge.

    Diniz e Dorival Júnior tentaram romper mais bruscamente com a 'velha guarda' e não deu muito certo. É pedir muito um meio-termo? Existe a possibilidade de mesclar mais veteranos e jovens. Digo mais: esse é o caminho que eu vejo como mais certo, mas não foi seguido ainda.

    Teria colocado mais jovens para disputar essa Copa para que, em 2030, o Brasil tenha novas lideranças e jovens minimamente acostumados com o ambiente de pressão na seleção e na Copa do Mundo. Se não ganharmos essa Copa de 2026, vamos superar a maior seca de títulos de Copa da história do Brasil. E em 2030, teremos uma Seleção com pouca experiência e um longo jejum de herança.

18 de mai. de 2026

Minha lista para Copa do Mundo

Os meus 26:
 - Goleiros (3): Alisson / Ederson / Hugo Souza
 - Zagueiros (5): Marquinhos / Léo Ortiz / Gabriel Magalhães / Bremer / Murillo
 - Laterais (4): Wesley / Ibañez / Kaiki Bruno / Alex Sandro
 - Meias (6): Casemiro / Bruno Guimarães / Fabinho / Andrey Santos / Danilo / João Gomes
 - Atacantes (8): Vini / João Pedro / Igor Thiago / Igor Jesus / Luiz Henrique / Martinelli / Raphinha / Endrick

Minha aposta de quem Ancelotti leva:

 - Goleiros (3): Alisson / Ederson / Bento
 - Zagueiros (5): Marquinhos / Bremer / Gabriel Magalhães / Léo Pereira / Danilo
 - Laterais (4): Wesley / Ibañez / Alex Sandro / Douglas Santos
 - Meias (5): Casemiro / Bruno Guimarães / Fabinho / Andrey Santos / Danilo
 - Atacantes (9): Vini Jr. / João Pedro / Matheus Cunha / Igor Jesus / Luiz Henrique / Martinelli / Raphinha Igor Thiago / Endrick

As diferenças (5):
 - Hugo Souza / Bento
 - Bremer e Murillo / Léo Pereira e Danilo
 - Kaiki Bruno / Douglas Santos
 - João Gomes / Matheus Cunha

2 de abr. de 2026

O bom senso pede Endrick na Copa

     Endrick merece mais amor de Ancelotti e precisa estar entre os 26 convocados para a Copa do Mundo de 2026. Todos os concorrentes dele tiveram mais chances que Endrick e não foram tão bem quanto ele.

    Por mais que seja jovem, ele não sente a pressão, é decisivo, tem mais gols no ciclo e é o mais consistente entre os atacantes da seleção mesmo tendo pouquíssimos minutos.

    João Pedro, Matheus Cunha, Igor Thiago e todos os outros concorrentes de Endrick ajudaram bem menos do que ele nos jogos que participaram, mesmo tendo mais minutos. Endrick sempre gera impacto quando entra em campo pela seleção.

    Não é correto dizer que levar o Endrick deixa o Brasil mais próximo do hexa, mas é correto dizer que não levar o Endrick é claramente um erro. Ele é capaz de ajudar já nessa Copa e nas próximas. Hoje não temos 4 ou 5 atacantes melhores, mais decisivos e mais prontos para uma Copa do Mundo do que ele.

9 de mar. de 2026

Seleção do Paulistão 2026

    Esquema: 4-3-3

Goleiro: Hugo Souza (Corinthians)
Lateral esquerdo: Juninho Capixaba (Bragantino)
Zagueiro: Gustavo Gómez (Palmeiras)
Zagueiro: Murilo (Palmeiras)
Lateral direito: Lucas Ramon (São Paulo)
Volantes: Andreas Pereira (Palmeiras) e Danielzinho (São Paulo)
Meia: Rômulo (Novorizontino)
Atacantes: Vitor Roque e Flaco López (Palmeiras) e Robson (Novorizontino)
Técnico: Abel Ferreira (Palmeiras)

Melhor ataque: Novorizontino - 20 gols
Craque do Campeonato: Rômulo 
Surpresa negativa do Campeonato (time): Mirassol
Surpresa positiva do Campeonato (time): Novorizontino
Mais assistências: Ramón Sosa (Palmeiras) - 4
Artilheiro: Robson - 7 gols
Revelação do Campeonato: André (Corinthians)
Melhor defesa: Bragantino - 4