25 de ago. de 2017

O derby do noroeste da Inglaterra e sua rivalidade

    A curiosidade dessa semana vem com um clima nublado, parcialmente chuvoso, como é de costume na terra da rainha. Os dois times são os maiores campeões da Inglaterra, em quase tudo. O Manchester United tem 20 títulos de Campeonato Inglês, enquanto o Liverpool tem 18. Quando a comparação é Champions League, o Liverpool leva a melhor, tem 5, contra 3 do United. Em FA Cups (Copa da Inglaterra), o time de Manchester também leva vantagem, têm 12 títulos contra 7 do Liverpool.
    Os dois times são gigantes desde sempre, mas uma comparação entre eles permite definir qual vive melhor momento e qual já mandou mais na Inglaterra. O Em 1990, o Liverpool era soberano e com folgas no território nacional, tinha acabado de conquistar pela 18ª vez o campeonato inglês, enquanto isso, o Manchester United somava 7 títulos. Hoje em dia, como já foi dito, o Liverpool segue com os mesmos 18 títulos, enquanto o Manchester United tem 20. Uma estagnação preocupante do lado dos Reds e uma grande evolução exponencial por parte dos Red Devils.
    Uma pessoa tem muita responsabilidade no crescimento do United, essa pessoa é Sir. Alex Ferguson. O escocês foi jogador de futebol (sem muito destaque) e depois de encerrar sua carreira como jogador virou técnico. Em 1986 assumiu o comando do Manchester United e ficou ininterruptamente como técnico dos Red Devils até 2013, uma verdadeira era de comando, muito vitoriosa por sinal. Ele ganhou 13 Permier Leagues (título do Campeonato Inglês) e 2 Champions Leagues no comando do United. Alex comandou o Manchester United em 1500 partidas nos 26 anos de clube e ganhou 38 títulos. Ferguson é considerado um dos maiores técnicos da história, foi técnico por 39 anos e ganhou 49 títulos, muito absurdo. Quando questionado sobre o Liverpool, Ferguson disse duas frases icônicas: “Quando cheguei aqui, eles eram os reis da Inglaterra. Tinham ganhado quatro Ligas dos Campeões e um bom número de títulos nacionais. O meu objetivo era fazer bonito contra eles e tentar mudar essa situação.” e a outra com uma alfinetada: “maior desafio foi derrubar o Liverpool do seu poleiro”. Lembrando que o Liverpool tem uma ave no seu escudo.
    Tanto Liverpool quanto Manchester United têm um ponto em comum, ambos têm um rival da mesma cidade, azul e com menos títulos. Na cidade de Liverpool, o clube mais vitorioso é o vermelho, o Liverpool e o que menos triunfou é o azul, Everton. O mesmo se aplica para a cidade de Manchester, que tem como clube mais vitorioso o vermelho, United e o menos vitorioso o azul, Manchester City. Pura curiosidade e coincidência.
    A rivalidade entre Liverpool e Manchester United se intensificou na década de 70, quando o Liverpool começava a dominar o cenário nacional, enquanto o United estava em decadência, depois de fazer muito sucesso na década de 60.
    Voltando um pouco no tempo, na época da revolução industrial já existia uma rivalidade, entre as cidades, que ficam cerca de 50 quilómetros de distância. Nesse momento, Manchester era a cidade mais importante do setor têxtil, principal produto da época na Inglaterra, mas não é uma cidade portuária, então as matérias primas chegavam pelo porto de Liverpool. Como o material só chegava por esse porto, o monopólio estava feito e logo os preços foram elevados para produtos que iam para as fábricas de Manchester, que não gostou nada.
    A resposta veio em seguida, a cidade de Manchester construiu um canal para não precisar mais usar o porto de Liverpool, isso foi ótimo para Manchester e horrível para Liverpool, que obviamente não gostou nada da construção. No âmbito dos gramados, Matt Bubsy foi técnico do United e ganhou 5 títulos do Campeonato Inglês. Bubsy tinha uma rivalidade pessoal com Bill Schankly, técnico do Liverpool e essa rivalidade aos poucos foi transferida para as torcidas, porque gostavam muito de seus comandantes.
    Na década de 70, o Liverpool mandava no território nacional, mas quem ganhou primeiro uma Champions League foi o United, o que continuou a aumentar a rivalidade. Os torcedores do Liverpool exaltavam seus títulos nacionais enquanto os torcedores do United retrucavam falando de seu título internacional. Hoje, esse fato se inverteu, quem ostenta mais títulos internacionais é o Liverpool e o Manchester United, por sua vez, domina o território nacional, mas toda essa inversão só pode ocorrer graças à chegada de Alex Ferguson ao United, aliás, o técnico demorou para emplacar, precisou de 6 anos no comando do clube para conquistar o primeiro título. A paciência foi  recompensada.
    O Manchester United não ganha uma Permier League (Campeonato Inglês) desde que Alex Ferguson se aposentou. O Liverpool não comemora esse título desde 1990, mas ambos os times apostam em seus técnicos com grande renome atualmente, José Mourinho, do United e Jürgen Klopp, do Liverpool.
(Ronney e Gerrard, dois ídolos dos rivais mais vencedores da Inglaterra)







Nenhum comentário:

Postar um comentário