21 de mai. de 2026

Ancelotti opta por veteranos e atrasa futuro da Seleção

     Eu acertei 22 dos 26 convocados do Ancelotti para Copa do Mundo de 2026 e mesmo assim não gostei das escolhas. Ele se apoia em antigas muletas e flerta com hipotecar o futuro para tentar salvar o presente. O Brasil não será campeão já nesse ano, mas tem uma geração muito boa vindo aí. Ancelotti exagerou nos jogadores veteranos e não hesitou em manter as muletas deles.

    Já passou muito da hora de Vinícius Júnior e Raphinha assumirem o protagonismo da Seleção. Até quando vão ficar na sombra de Neymar? Eles precisam ser a referência para a nova geração. Levar Neymar, Alex Sandro, Paquetá, Danilo (zagueiro), Weverton e afins, é impedir que novos rostos se acostumem com o peso da seleção e ganhem experiência.

    A próxima geração, com Hugo Souza, Bento, Endrick, Estêvão, Beraldo, Murillo, Vitor Reis, Rayan, Vitor Roque, Marcos Leonardo é muito promissora e pode render mais frutos que as gerações anteriores, mas precisa de rodagem na Seleção desde cedo. É preciso se acostumar com a pressão da Seleção, se sentir confortável nesse ambiente.

    O Brasil não tem, e nem forma, novas lideranças no elenco. Há anos são os mesmos jogadores com esse papel. É preciso sair da zona de conforto e assumir a responsabilidade, coisa que não está sendo feita naturalmente pelos atletas. A geração de Neymar não estará aí para sempre. Ancelotti, ao convocar os veteranos, corrobora com esse comodismo da geração atual. Se perder, a culpa será de Neymar, e não de Vini Jr., Raphinha e afins, que estão no auge.

    Diniz e Dorival Júnior tentaram romper mais bruscamente com a 'velha guarda' e não deu muito certo. É pedir muito um meio-termo? Existe a possibilidade de mesclar mais veteranos e jovens. Digo mais: esse é o caminho que eu vejo como mais certo, mas não foi seguido ainda.

    Teria colocado mais jovens para disputar essa Copa para que, em 2030, o Brasil tenha novas lideranças e jovens minimamente acostumados com o ambiente de pressão na seleção e na Copa do Mundo. Se não ganharmos essa Copa de 2026, vamos superar a maior seca de títulos de Copa da história do Brasil. E em 2030, teremos uma Seleção com pouca experiência e um longo jejum de herança.

18 de mai. de 2026

Minha lista para Copa do Mundo

Os meus 26:
 - Goleiros (3): Alisson / Ederson / Hugo Souza
 - Zagueiros (5): Marquinhos / Léo Ortiz / Gabriel Magalhães / Bremer / Murillo
 - Laterais (4): Wesley / Ibañez / Kaiki Bruno / Alex Sandro
 - Meias (6): Casemiro / Bruno Guimarães / Fabinho / Andrey Santos / Danilo / João Gomes
 - Atacantes (8): Vini / João Pedro / Igor Thiago / Igor Jesus / Luiz Henrique / Martinelli / Raphinha / Endrick

Minha aposta de quem Ancelotti leva:

 - Goleiros (3): Alisson / Ederson / Bento
 - Zagueiros (5): Marquinhos / Bremer / Gabriel Magalhães / Léo Pereira / Danilo
 - Laterais (4): Wesley / Ibañez / Alex Sandro / Douglas Santos
 - Meias (5): Casemiro / Bruno Guimarães / Fabinho / Andrey Santos / Danilo
 - Atacantes (9): Vini Jr. / João Pedro / Matheus Cunha / Igor Jesus / Luiz Henrique / Martinelli / Raphinha Igor Thiago / Endrick

As diferenças (5):
 - Hugo Souza / Bento
 - Bremer e Murillo / Léo Pereira e Danilo
 - Kaiki Bruno / Douglas Santos
 - João Gomes / Matheus Cunha