8 de dez. de 2016

Grêmio 1 x 1 Atlético-MG

    O jogo da taça. No jogo de ida, no Mineirão, o jogo foi Atlético-MG 1x3 Grêmio. A volta deveria ser no dia 30/11, mas foi adiada para hoje devido a tragédia da Chapecoense. Pedro Rocha, herói do Grêmio no 1º jogo, não joga hoje porque foi expulso na ida. Marcelo Oliveira, técnico do galo no 1º jogo da final, foi demitido, o interino comanda o Atlético hoje.
    Antes da bola rolar muitas homenagens. A torcida canta 'vamo vamo chape', os dois times trazem o escudo da chape no uniforme, jogam com faixa de luto, os gaúchos estendem o bandeirão da Chapecoense, os árbitros apitando de verde e um agradecimento, a bandeira da Colômbia, país que deu aula de solidariedade, no centro do gramado. 1min de silêncio, inteiramente respeitado, talvez a 1ª vez na história do futebol brasileiro.
    O jogo começa como o esperado, pegado e com os mineiros pressionando. O galo só chega pelos lados com cruzamentos ou chutes de fora da área. A partida é de muito perde e ganha, a bola fica muito no meio-campo. O alvinegro não consegue criar nada pelo meio, os mandantes esperam um contra-ataque. Aos 40min Douglas, com um toque de calcanhar monstruoso, deixa Everton totalmente livre na cara de Victor, o goleiro do galo salva. Fica a dúvida, Douglas tem um olho na nuca? Foi a melhor chance da final até então. Fim do 1º tempo da final.
    O 2º tempo começa e mais do mesmo. O tricolor continua muito organizado e calmo. O Atlético tenta pressionar mas não ameaça. A marcação dos mandantes está muito encaixada, anula Pratto e Robinho. Já o galo segue desorganizado, é cozinhado pelo Grêmio. Aos 43min Geromel dá um chutão, no contra-ataque Bolaños toca para Luan, ele abre para Everton que cruza, e Bolaños aparece para abrir o placar. 1x0. 3min depois Cazares com muito espaço avança e chuta do seu campo de defesa, GOLAÇO, o gol que Pelé não fez Cazares fez em uma final. Uma pintura. 1x1. O jogo acaba, Grêmio é pentacampeão.
    15 anos sem um título nacional, desde 2010 sem nenhum título, finalmente a seca acaba para o lado azul do Rio Grande do Sul. De quebra o tricolor recebe uma vaga para a Libertadores de 2017, a Arena Grêmio depois de 4 anos pode comemorar seu primeiro título, o 1º nunca é esquecido. O título é do imortal, o time que mais cresceu durante o campeonato, no jogo do pentacampeonato a arena recebeu o maior público de sua história, 55 mil presentes. O jogo que começou com um 'vamo vamo chape' termina com um ' é campeão' que estava entalado.

Um comentário: