3 de dez. de 2016

Barcelona 1 x 1 Real Madrid

    El Clásico. Talvez o maior jogo entre clubes do mundo. Jogo repleto de gênios, Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Suárez, Modric, Benzema e outros. Dos 55 jogadores indicados para o melhor time do ano, 20 jogam no barça ou Real. Absursdo. Real é líder da liga com 33 pontos, está invicto e tem o melhor ataque, o Barcelona está em 2º com 27 pontos. O ano de 1943 foi um ano especial para o clássico, rolou um 5 a 5 em janeiro e em junho um monstruoso 11 a 1 para o Real Madrid. Em 2005 ocorreu um fato inédito, Ronaldinho Gaúcho, jogando pelo barça, fez 2 gols no 0x3, acabou com o jogo que foi no estádio do Real, e saiu aplaudido de pé pela torcida de Madrid.
    Além da rivalidade no esporte, na política a rivalidade é gigantesca, uma vez que o Real é vinculado a familia real, e o Barcelona é da Catalunha, região que quer sua independência da Espanha. Na ditatura de Franco, o barça sofreu muito, teve seu presidente executado sem julgamento e sua sala de trofeus bombardeada pelos fascistas. O Real foi usado como vitrine. Para hoje os merengues não contam com Bale e Kroos, que estão lesionados.
    Na entrada dos jogadores a torcida do Barcelona faz um belo mosaico cobrindo todo o Camp Nou. A peleja começa pegada, tensa, com muitas faltas. Os dois times buscam muito os lados do campo. Pelos blaugranos, Neymar é o mais acionado e pelos blancos, Marcelo tem muito espaço. Os visitantes chegam quase sempre pela esquerda com Marcelo, Modric, também do Real domina o meio campo e atrapalha demais Messi. O jogo é de poucas chances, mas os blancos estão melhores, controlam o meio campo graças a Modric e chegam perigosamente pela esquerda. O Barcelona não levou perigo, foi muito discreto. Fim da 1º etapa, onde o Madrid foi dominante e melhor.
    2º tempo começa e logo aos 7min Neymar cobra falta para Suárez, ele sobe muito e abre o placar de cabeça. 1x0. A marcação do Real não volta tão encaixada como no 1º tempo, Barcelona tem mais espaço. Iniesta, um dos jogadores mais inteligentes do mundo em campo entra no barça, ele muda o jogo. Com ele os mandantes dominam o meio campo, barça joga mais calmo e cria boas chances. Marcelo, que incomodou muito o Barcelona no 1º tempo, agora está melhor marcado. Os culés seguem apostando muito nas jogadas do lado de Neymar, ele chama jogo. Os blancos quase não ameaçam. Nos últimos minutos Modric cobra falta para área dos mandantes, Sergio Ramos sobe muito alto e muito livre, não perdoa, 1x1. Fim de jogo, 2º tempo o Barcelona controlou.
    Os 98 mil presentes não viram um super jogo, foi bom apenas. O barça completa 3 empates seguidos na liga, e o Real mantém uma invencibilidade de 26 jogos na liga com o 1x1. Com Messi, maior artilheiro da história do confronto passando em branco, ele completa 6 clássicos sem marcar, 'duelo' dele com Cristiano Ronaldo, foi apagado, nenhum se destacou muito, os que se destacaram de verdade foram Neymar e Iniesta do barça e do Real Modric e Marcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário