Não funciona. Não é porque eu nunca gostei desse esquema, mas basta ver todos os jogos que o Brasil fez nessa formatação. O time não rende bem, não cria mais e ainda fica exposto. É um esquema 'moderno', mas ele precisa de muito treino e jogadores muito específicos para azeitar.
O maior sintoma disso é Matheus Cunha. Acho ele um bom jogador, mas não é um camisa 10 e nem um camisa 9. Em tese, ele deveria ser o que mais se beneficia nesse 4-2-4, mas ele não entrega. A Seleção não colhe bons frutos com ele em campo e com esse 4-2-4.
Traçando um paralelo com um jogador com características parecidas com as de Matheus Cunha: Flaco López, atacante do Palmeiras. Chegou em 2022 e foi realmente brilhar constantemente apenas em 2025. É muito bom ter um jogador com essas valências no seu elenco, mas demora muito para você conseguir construir um elenco, automatizar os movimentos e entrosar todos com um jogador tão específico assim e aí sim colher os ótimos frutos.
Ancelotti, pelo menos para essa Copa, não tem e nunca teve esse tempo. Não foi algo que caiu como uma luva, muito pelo contrário, foi algo que ficou engripando no caminho e sempre foi estranho. Em contrapartida, não importa o nome, mas quando o sistema é o 4-3-3, o jogo flui melhor para o Brasil. O time defende melhor e ataca melhor.
Com um bônus: Vinícius Júnior, que já foi melhor do mundo, parece se sentir muito mais confortável ali pela ponta esquerda. Acredito que o ideal para o Brasil é jogar com dois camisas 8 no meio. Bruno Guimarães e Danilo ou Paquetá. Os dois estão bem, precisam ser titulares.
No ataque, para mim não há dúvidas: Endrick deve ser o titular e dono da camisa 9. Para Ancelotti, aparentemente, Endrick é o último na fila. Acredito que seja para preservar o jovem, mas mesmo assim, ele faz gols, tem potencial de salvar trabalhos (alô, Ancelotti) e precisa de rodagem na Copa. Tirando tudo isso, ainda entrega mais para o time que seus concorrentes.
Meu time titular para a estreia do Brasil: Alisson. Ibañez, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos. Casemiro, Bruno Guimarães e Danilo. Vini Jr, Endrick e Raphinha.
O Brasil sente muito a falta dos seus lesionados. É muita gente boa, e que seria titular: Wesley, Estêvão e Rodrygo, principalmente, mas acho que com esse time é possível chegar nas quartas de final. Por fim, acredito que vou errar na previsão. Infelizmente não sei se Ancelotti vai largar o 4-2-4 tão fácil assim, apesar de já ter dado alguns sinais disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário