20 de abr. de 2019

O fiasco da Juventus e os próximos passos

    Até demorei para postar algo a respeito porque é difícil pensar em alguma justificativa que fuja dos jargões.
    Vamos lá, se fosse uma pergunta capciosa do ENEM e você tivesse que completar a frase “A Juventus foi eliminada pelo Ajax na Champions League por que _________” como você completaria tendo essas opções:

1. Futebol é uma caixinha de surpresas
2. Não tem favorito no futebol, em campo são 11 contra 11
3. No futebol não existe campeão de véspera 
4. É preciso pensar jogo a jogo
5. Não existe mais bobo no futebol

    Como o texto é meu, eu escolho todas as alternativas anteriores. Sigam-me os que desejarem. Eu sou sim o típico mutreteiro. Não sou 100% futebol “raiz” nem “moderno”. Pra que isso? Para você entender os meus pontos de vista a partir de agora.
    Dinheiro, estádio, patrocinador, técnico, torcida, tradição e infraestrutura são algumas das coisas que influenciam (e sempre influenciaram) no futebol. Nenhuma delas entra em campo, mas todas elas interferem no resultado esportivo, para o bem ou não.
    Ajuda, mas não resolve ter tudo aquilo listado ali em cima. Não garante que você será campeão, mas pelo o que temos visto, quem reúne aqueles pontos geralmente briga por títulos.
    Cair nas quartas de final para um time de moleques é uma vergonha? Eu diria que não, mas é um fiasco, uma decepção, uma tremenda água no vinho italiano.
    O time do Ajax é muito bom e joga sem peso. O da Juventus é muito bom e joga com todo o peso do mundo. Detalhe, a Juventus escolheu esse peso. Quanto maior a expectativa, maior a chance de decepção.
    De um lado, um time cheio de craques e medalhões, do outro uma molecada enjoada muito boa. É injusto jogar tudo nas costas de Cristiano Ronaldo, como eu já vi gente fazendo. Também é injusto sucatear o time que ganhou os últimos 7 campeonatos italianos em sequência (e vai ganhar o oitavo em questão de dias).
    Porque não se dá o mérito ao Ajax? Foram bem, não sentiram o peso, ganharam do Real Madrid (dando show) na fase anterior e agora derrubaram a Juve. Não é golpe de sorte. É mérito
    A Juventus deve catar os cacos? Não. Nem devia se cogitar terra arrasada. O time está se preparando para ganhar a Champions, é nítido e, acima de tudo, um projeto. Um prédio não sai da cabeça do engenheiro e direto já é construído com gente vivendo.
    É preciso maturar, existem etapas a serem cumpridas, experiência a ser ganha e a Juventus vem fazendo isso muito bem, já bateu na trave duas vezes e, se você reparar, o elenco só melhora de um ano para o outro.
    A Juventus está diminuindo a distância para Real Madrid e Barcelona, mesmo com menos holofotes e dinheiro. Aliás, já ouso dizer que o elenco, infraestrutura e afins já estão no nível do Bayern de Munique.
    Porque a comparação? Em 2012-2013, o Bayern ganhou tudo. Bundesliga, Champions e a Deutsche Pokal (Copa Nacional). A Juventus ganhou seu segundo Italianão na sequência. De lá para cá, a hegemonia nacional se manteve, os dois times ganharam todos os pontos corridos e a maioria das copas, mas e na Champions?
    Pois é, a Juventus já ficou com 2 vices (é verdade que também já foi eliminada para o Bayern), mas os alemães não estão conseguindo progredir no cenário internacional, muito menos ter uma constância. Qual a última super contratação do Bayern? E da Juventus? Cristiano Ronaldo. O Bayern não está mais sempre ligado nos maiores rumores de transferências, a Juventus sim. Icardi, Coutinho, Pogba, Isco, De Ligt e outros.
    A eliminação dói e deve doer mesmo, mas não são necessárias medidas drásticas, ainda mais porque a janela de transferências e o octa seguido do italiano vem aí.
    Chamo atenção para a janela de transferências porque essa deve ser a mais interessante dos últimos anos, o Real vai contratar muito depois de uma temporada desastrosa, isso vai movimentar muito todos os elencos.
    O que a Juve tem a ver com isso? Os italianos tem dinheiro, estabilidade, atletas desejados pelo mercado, poder de barganha e Cristiano Ronaldo. Quem não gostaria de jogar com o gajo nessas situações apresentadas? Além, é claro, da vontade de contratar.
    Os grandes problemas de ter o Real Madrid forte no mercado são a elevação dos preços e um concorrente com mais dinheiro que a Juventus. Mesmo assim, é briga de cachorro grande. Eu já peguei a minha pipoca e já sei para quem vou torcer.
    O Real precisa mesmo reformular um elenco que já ganhou tudo. A Juventus precisa de reforços pontuais, para efeito de elenco e de titularidade imediata, vamos lá:
    Eu particularmente contrataria um goleiro (gosto mais do Perin que de Szczesny), mas seria minha última contratação na lista de prioridades. Na frente dessa aquisição: um zagueiro jovem, Pogba e Isco. Nada mais. Caro? Bastante, mas como eu  disse, a Juventus tem bastante gente valiosa no elenco, jogadores que podem ser trocados ou até vendidos.
    Explico: Isco por oportunidade de mercado, é excelente jogador e não está feliz em Madrid. Um zagueiro jovem para corrigir a burrada que foi envolver Caldara na troca por Higuaín com Milan. Pogba deve ser mais complicado, seria mais fácil com Mourinho no comando do United. Mais difícil ainda com Real no mercado e Zidane no comando (Faça as contas: Pogba é francês e idolatra o também Francês Zidane).
    Um rabisco desse time com os reforços seria: 

    Tendo ótimos reservas para todas as posições como: Cuadrado, Matuidi, Kean, Betancur, Mandzukic (não foi bem esse ano e mesmo assim teve contrato renovado) e outros.
    Além desses, Ramsey, volante ex-Arsenal já assinou um pré-contrato e vem aí para reforçar o elenco. O volante é mais uma boa aquisição de oportunidade de mercado. No ano passado foi Can, ex-Liverpool, que veio nesses modos. Não questiono o modo de negócio, mas sim a posição dos contratados (a Juventus precisa de um titular e não reservas para essa posição).
    Como vimos, o elenco da Juventus é capaz de ganhar a Champions ano que vem, a tríplice coroa e o que mais quiser. Sim, tem tudo. Ronaldo já foi muito bem nesse ano, liderou o time em gols e assistências até aqui no campeonato italiano e Champions, a tendência é melhorar com contratações (podem não ser as que eu falei) e maior entrosamento do resto do time com ele.

Um comentário: