21 de ago. de 2016

O ouro volta para o volei brasileiro depois de 12 anos

    Em Londres 2012 os brasileiros do volei ficaram com a prata depois que a Rússia de Muserskiy aplicou uma virada histórica. A mesma Rússia já tinha sido eliminada por nós nas semifinais dessa olimpíada.
    Começa o jogo, Itália e Brasil muito tensos, os europeus jogando melhor, brasileiros sentindo a pressão. Zaytsev da Azzurra era a bola de confiança do seu levantador, estava correspondendo e chamando a responsa. Itália mandando no jogo, Juantorena e Zaytsev (segundo maior pontuador das olimpíadas) muito efetivos.
    Já o Brasil, seguia atrás no placar mas não permitia a Itália abrir grande diferença de pontos, o Brasil cresceu na hora certa, no meio para o final do set. A defesa brasileira tocava em todas as bolas atacadas pelos italianos, Walace (maior pontuador das olimpíadas) muito bem no jogo assim como Lucarelli. Jovem mas que jogava com muita segurança e aparentava estar em sua quarta olimpíada de tanta tranquilidade. O primeiro set termina com 25/22 para o Brasil.
    No segundo set o cenário não muda, começo tenso e Itália melhor. Chegando no meio para o final do set o Brasil cola na Itália em pontos e por vezes até fica na frente. Lipe, Lucarelli e Walace se destacam no time brasileiro que jogava muita bola. Juantorena e Zaytsev (unicas esperanças italianas) pouco conseguem fazer, o set segue apertado até o fim. O principal duelo era entre o bruto Zaytsev contra o selvagem Walace, segundo maior pontuador das olimpíadas contra o maior pontuador, a batalha se arrasta e o jogo vai seguindo ponto a ponto, 24/24, 25/25, 26/26 e o suado set termina em 28/26 para o Brasil.
    Terceiro set atípico, jogo ponto a ponto desde o inicio diferente dos outros sets quando a Itália abriu vantagem no começo. Zaytsev mal no jogo, errando saques até, já Walace se mantinha brutal, bola nele era sinônimo de paulada e ponto brasileiro, imparável. Brasil avassalador em momentos que a Itália se perdia, a solução dos europeus foi mandar a bola em Juantorena (cubano que se naturalizou) que teve que dar chilique para mostrar que queria jogo e receber mais bolas, ele segura o time da Itália perto do Brasil em pontos até os italianos se reorganizarem.
    O set no final rasteja ponto a ponto, Lipe e Lucarelli jogando machucados, jogo duro? bola no super Walace que ele resolve. E ele resolveu no jogo inteiro mas o ponto do ouro veio de Lipe num block monumental para dar a vitória para o Brasil! O OURO É NOSSO. O CAMPEÃO VOLTOU.
    A medalha volta ao peito brasileiro depois de 12 amargos anos de pratas, a mesma seleção que foi contestada e quase não passou da fase de grupos conseguiu o ouro em casa. Com direito a campanha com eliminação dos sempre rivais Argentinos nas quartas de final, Rússia na semifinal e pondo um fim no fantasma da outra olimpíada.
    A grande final termina em 3 sets a 0 para o Brasil em um fim de semana dourado já que ontem (20/08/16) a seleção brasileira masculina de futebol ganhou o ouro inédito e hoje, logo no dia seguinte o volei masculino retoma sua antiga medalha de ouro em um lindo e cheio Maracanãzinho.




2 comentários: