5 de out. de 2016

A nova Libertadores de 2017

    Nessa semana a conmebol ratificou que a Libertadores de 2017 terá mudanças. Um maior número de participantes, uma maior duração e nova distribuição de vagas são algumas das mudanças. Dentre essas mudanças muitas podem ser discutidas se deixarão a competição melhor ou pior, com certeza a maior duração é totalmente positiva.
    O Brasil, que antes tinha 5 vagas, agora possui 7. Dessas 7 vagas, 1 é obtida por meio de título na Copa do Brasil e as outras 6 vão para os 6 primeiros do Brasileirão (g6). 4º, 5º e 6º colocados no Brasileirão vão para a pré-Libertadores, que agora tem um novo formato. São duas fases preliminares (antes era só uma) e 16 times decidindo em jogos de ida e volta. Desses 16, 8 passam e fazem a 2º eliminatória, também em jogo de ida e volta, os 4 vencedores da 2º eliminatória vão para a Libertadores, se juntando aos outros 26 clubes mais o atual campeão da Libertadores e o atual campeão da Sul-Americana.
    1º, 2º, 3º e o campeão da Copa do Brasil vão direto para a Libertadores. O g6 pode virar até g9! Isso caso times do g6 ganhem a Libertadores, Sul-Americana ou Copa do Brasil, que garantem vaga direta na Libertadores. (antes o time campeão da Sul-Americana tirava uma vaga de direito do país).
    Até esse ano a principal competição das Américas era disputada por 38 times, agora será disputada por 44. A ampliação gera discussão, enfraquece o torneio ou permite que os  times de menor expressão se classifiquem também? Antes o torneio era disputado nos 6 primeiros meses, o que deixava bem corrido, principalmente para os brasileiros que disputam os estaduais no começo do ano. Agora ao que tudo indica a Libertadores será diluída de fevereiro até novembro e a final em 2017 fica como sempre (ida e volta nas casas dos finalistas) mas para o futuro é cogitada a final em campo único e neutro.
    O formato bruto da Libertadores se mantém, 8 grupos com 4 times cada totalizando 32 na fase de grupos. Os 2 melhores de cada grupo vão para o mata-mata, a novidade é que as 10 melhores campanhas eliminadas da Libertadores nas fases de grupos vão para a Sul-Americana. As mudanças deixam a Libertadores mais parecida com a Champions League, a América não é a Europa e isso pode dificultar a adaptação e aceitação das mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário