5 de jul. de 2022

Sampaoli, o Flamengo te espera

Com todo respeito ao atual técnico do Flamengo, Dorival Júnior, mas não acredito que a diretoria do clube tenha muita convicção no trabalho dele. Sampaoli, que está desempregado, será, sem dúvidas, uma grande sombra para Dorival. O Fla tem as condições financeiras para pagar o salário do argentino e fazer as contratações que ele tanto deseja. Mais do que isso, o Flamengo tem a necessidade e a pressão de ser campeão pra ontem.

Sampaoli não é um cara de projeto. Ele assume um clube, eventualmente vence, e deixa saudades por conta de um futebol intenso e vistoso, mas sempre sai  brigado. Não é garantia de resultados, muito pelo contrário, é sinônimo de tumulto, mas é um bom técnico e que pode entregar coisas boas ao Flamengo. Sampaoli é presente, não futuro, mas também pode ser um belo presente de grego.

Um ano no Santos. Um ano no Atlético-MG. Um ano no Olympique de Marselha. Isso é Sampaoli. Acredito que ele pode ser o técnico para melhorar o desempenho do time e, quem sabe, vencer algo com o ótimo elenco do Flamengo. Em que se pese tudo isso, Sampaoli deixou todos os clubes pelas portas dos fundos, por isso, não acredito em um retorno ao Galo, que tem uma situação parecida com o Flamengo no momento.

O pior de tudo? Eu acho que Sampaoli combina com a diretoria do Flamengo, para o bem e para o mal. Visceral, impulsivo, um pouco desorganizado e que gosta dos holofotes e de estar no centro das atenções, polêmicas e da mídia.

O contra-argumento perfeito para refutar a ideia que Sampaoli é um bom nome no Flamengo é a passagem do técnico pela seleção da Argentina. Teve de lidar com medalhões e perdeu o comando do vestiário durante a Copa do Mundo. Fiasco. O Flamengo é cheio de medalhões, que mandam e desmandam não só no vestiário, mas no clube inteiro, e Sampaoli tem uma personalidade, no mínimo, singular, intensa e complicada. Isso poderia gerar um atrito entre as partes e até justificar a não-contratação dele pelo clube. Precisa ser levado muito em conta.

Tudo isso é leviano, não existe nada além das correlações da minha cabeça, mas realmente vejo que faz algum sentido. Novamente, com todo respeito a Dorival Júnior, acredito que é uma questão de tempo para ele ser queimado e a diretoria do Flamengo contratar Jorge Samapaoli.

Um comentário:

  1. É bem provável que demitam o Dorival e chamem o Sampaoli. Flamengo ainda está em Luto por Jesus!

    ResponderExcluir