29 de jun. de 2022

Neymar no PSG é fiasco ou apenas uma decisão errada?

Neymar deixou o Barcelona em 2017 para ser "a cara" do novo Paris Saint-Germain, aquele que ganharia em breve a Liga dos Campeões. Em 2022, parece que o PSG quer deixar Neymar para trás e usar Mbappé como a "nova cara" do novo Paris Saint-Germain para vencer a Champions.

Neymar não conseguiu sozinho. Poucos conseguem sozinhos. Romário tinha Bebeto. Agora, a sensação que fica é que o brasileiro foi apenas um "escudo" para aguentar a pressão enquanto Mbappé se desenvolvia com tranquilidade. Um escudo muito bem pago, com ambições e ótimos momentos, mas ainda um escudo.

Mbappé quase nunca foi criticado, sempre foi o menino de ouro de Paris, enquanto Neymar sofreu muito, por suas ações e por vezes apenas por ser midiático e um pouco antipático. Fato é: nem sozinho, nem com Mbappé, Neymar conseguiu vencer a Liga dos Campeões. Chegou, então, o reforço mais pesado da história, talvez, Messi. Não deu também.

Agora, com a renovação de Mbappé, é a hora da inversão de valores. O francês é a cara do projeto e, vamos ver se será criticado com a mesma intensidade e vigor que Neymar foi se não conseguir vencer a Champions. Uma eventual saída pela porta dos fundos será triste e injusta com Neymar, acho que ele merece respeito, por mais que tenha sido uma relação conturbada e sem alcançar o principal objetivo.

Pode ser que Neymar não saia do PSG exatamente agora, mas, quando sair, acredito que será com status melancólico. Chegou como a contratação mais cara da história, com muitas expectativas  responsabilidades, mas não será a cara do PSG campeão da Champions.

Não acredito que Neymar retome seu protagonismo no time e, nem que ganhe a Liga dos Campeões, acho que ele será um ídolo. Muito pelo contrário, imagino que Neymar sempre será um dos mais controversos quando o assunto for decisão de carreira e passagem pela Europa.

Ninguém ousa duvidar que ele é craque, mas é preciso muita coragem, ou ganância e ambição, para, no auge, deixar o Barcelona, que também tinha um ótimo time. Um fiasco seria se Neymar não ganhasse nada, acho que ele fica apenas como "decepção" e uma decisão errada ao sair do Barcelona. O mundo seria bem diferente, e mais bonito, se ele tivesse ficado. Agora é fácil de falar, mas se ele ganhasse a Champions sendo o protagonistas, teria um patamar nunca antes visto no PSG.

Um comentário:

  1. É isso! Acho que você usou as palavras certas! Ele foi o escudo do Mbappé, apanhou bastante! Carrega sozinho o peso não dar ao PSG a Champions! Aqui ele é amado e odiado! Eu penso que o ódio é por causa da exposição.
    Wanderley Giudice

    ResponderExcluir