18 de mar. de 2022

Pelo 5° ano consecutivo um time brasileiro caiu na pré-Libertadores

O Fluminense foi eliminado nessa semana para o Olimpia depois de ter feito uma ótima vantagem no Rio de Janeiro. 3 a 1 para o Flu no jogo de ida e 2 a 0 para o Olimpia no Paraguai. Nos pênaltis, deu Olimpia. A eliminação do Fluminense só reforça como é complicado passar pela pré-Libertadores.

Desde 2018, sempre um brasileiro foi eliminado nas fases preliminares da competição. Isso reforça que, de fato, o Brasil tem muitas vagas para o torneio e, os times que se classificam, nem sempre estão prontos para fazer um papel decente na Libertadores.

  • 2018 - Chapecoense eliminada pelo Nacional
  • 2019 - São Paulo eliminado pelo Talleres
  • 2020 - Corinthians eliminado pelo Guaraní
  • 2021 - Grêmio eliminado pelo Independiente Del Valle
  • 2022 - Fluminense eliminado pelo Olimpia

No começo, quando um time fica na zona de classificação à pré-Libertadores, tudo é alegria, mas na hora da disputa, é preciso entender que é matar ou morrer. Qualquer coisa diferente de uma classificação, provavelmente será encarado como um vexame e. As eliminações já deixaram de ser surpresas e estão virando uma coisa corriqueira. Os times precisam entrar com "os dois pés atrás", caso contrário, vão aumentar a lista de eliminados.

Na edição passada da Libertadores, o Fluminense caiu em um grupo complicado com River Plate, Independiente Santa Fé e Junior Barranquilla, mesmo assim, se classificou e chegou às semifinais. Fato bem surpreendente.

Nesse ano, com um time cheio de reforços experientes, engatou uma sequência de 12 vitórias seguidas, mas na "hora h", errou na estratégia, faltou força mental e se perdeu, sem contar com as decisões polêmicas da arbitragem no jogo de volta.

O América-MG, outro time brasileiro dessa edição da pré-Libertadores, passou da maneira mais sofrida possível, depois de empates, viradas e nos pênaltis. Disputar a fase preliminar da Libertadores é sinônimo de agonia e dificuldade, seja qual for o adversário e não adianta pensar o contrário.

Até que ponto é bom ter quase 10 times brasileiros classificados à Libertadores? Quantidade, quase sempre, pode ser entendida como o oposto de qualidade. A pré-Libertadores está fazendo muito bem a sua função e mostrando isso aos brasileiros, que seguem com sua soberba natural quando vão enfrentar qualquer adversário que não seja argentino, europeu ou uruguaio.

Um comentário:

  1. Esses fatos mostram que a Libertadores é um campeonato muito difícil e que a equipe tem que estar muito preparada para disputar e todos os aspectos, não basta contratar.

    ResponderExcluir