9 de mar. de 2022

Futebol precisa evoluir; Arbitragem é primeiro passo

Matemática não é muito a minha área, mas, feliz ou infelizmente, ela é muito presente no dia a dia, assim como as polêmicas do futebol. Outro dia me perguntei: Qual o motivo de tudo no futebol, especificamente, ser tudo tão polêmico? Achei uma resposta fraca: 'As pessoas são muito apaixonadas, clubistas e chatas'.

Eu realmente pensei que o VAR chegaria para reduzir as polêmicas e afins, mas o Brasil, de fato, é um território à parte. Na Europa, todos adoram o VAR. Não tem lambança. Não demora. Não sobra margem para clubismo e interpretação. Aqui, infelizmente, temos tudo isso.

Ainda acredito que o VAR é um dos caminhos corretos para a melhora do jogo. A ferramenta é boa, o problema é que, no Brasil, ela é mal operada. Nada contra, mas a tecnologia usada aqui é diferente e os árbitros que operam ela, que não são profissionais, deixam a desejar.

Os árbitros precisam ser profissionalizados urgentemente. Isso cabe à CBF. O meio do futebol inteiro hoje em dia é profissional, menos quem comanda o espetáculo dentro de campo. Isso é ridículo.

Outra reflexão que me pegou esses dias foi sobre o tamanho do campo e a quantidade dos árbitros. Lembra a história da matemática não ser o meu forte? Então...

  • Qual o tamanho de uma quadra da NBA? 28,7 x 15,2 = 436m de área
  • Quantos árbitros apitam um jogo de NBA? 3
  • Área coberta por árbitro = 145m
  • Qual o tamanho de um campo de futebol? 110 x 75 = 8.250m de área
  • Quantos árbitros apitam um jogo de  futebol? 1 árbitro e 2 bandeirinhas
  • Área coberta por árbitro (considerando bandeirinhas) = 2.750m
  • Qual o tamanho de um campo de futebol americano (NFL)? 109,7 x 53,5 = 5.868m de área
  • Quantos árbitros apitam um jogo de futebol americano (NFL)? 7
  • Área coberta por árbitro = 838m
A conclusão de tudo isso é: Os árbitros de futebol tem que cobrir uma área maior de jogo com um menor número de integrantes, quando comparados com a NBA e a NFL. Por isso erram mais. Além de não serem profissionais e se dedicarem apenas a isso, tem que cobrir uma área bem maior.

Além de melhorar o VAR e promover a profissionalização dos árbitros, tê-los em maior número não seria um caminho interessante?

Um comentário:

  1. Verdade! Acho que você acertou! Nossa cultura é a conivência com o erro geram esse desastre que vemos. A falta de profissionalismo dos que organizam os campeonatos é ponto central do problema! Falta profissionalismo. O futebol gera muito dinheiro para ser administrado como é hoje! Vale a pena pensar também em mais árbitros.
    Muiti bom!!

    ResponderExcluir