25 de nov. de 2021

Grêmio decidirá amanhã em qual divisão vai jogar ano que vem

O Grêmio visita o Bahia amanhã em um jogo que terá o valor de uma "final" para ambas equipes, que podem morrer abraçadas em caso de empate ou escapar com uma vitória contra um concorrente direto.

No momento, o Bahia tem 37 pontos e está na zona de rebaixamento com 33 partidas realizadas. O Grêmio soma 36 pontos, mas já fez 34 jogos e está uma posição abaixo do Bahia. Lembrando: o Campeonato Brasileiro conta com 38 rodadas e o primeiro time fora do Z4, o Juventude, tem 40 pontos em 34 jogos.

Quem ganhar respira. Se o Grêmio perder, não acredito que conseguirá escapar e se manter na elite, já que enfrenta ainda São Paulo, Corinthians e Atlético-MG (que já deve estar coroado como campeão).

O Bahia precisa desesperadamente da vitória para manter o Grêmio abaixo - com certa distância, e chegar no Juventude. Vale ressaltar que o Bahia ainda enfrenta o Atlético-GO, que não se livrou completamente do rebaixamento e tem 41 pontos, ou seja, o Bahia fará dois confrontos diretos seguidos e eles vão definir o futuro do time.

Se o Bahia vencer ambos confrontos, dispara, chega em 43 pontos e termina o campeonato contra Atlético-MG, Fluminense e Fortaleza. O Bahia pega o Grêmio sexta e o Atlético-GO na segunda e essas partidas são as que vão definir em qual divisão o time jogará na próxima temporada.

A situação do Grêmio é bem mais complicada, seja por ter menos pontos, menos rodadas para disputar ou por ter uma tabela mais desagradável. Para o Grêmio, só vitórias interessam, qualquer resultado diferente disso agora é sinônimo de Série B com Vasco, Cruzeiro e cia em 2022.

O Grêmio vive um momento melhor que o Bahia, que não vem desempenhando bem. O empate é ruim para o Bahia, mas ainda o mantém com chances mínimas por conta do outro confronto direto, mas acho que já rebaixa o Grêmio.

Uma vitória gremista coloca mais fogo no campeonato e "reabre" uma vaga à segunda divisão 2022, mas vai precisar ser acompanhada de muitos tropeços de Juventude, Atlético-GO, São Paulo, Athletico e Santos para valer de algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário