17 de jul. de 2019

O Palmeiras não é o Campeão Brasileiro de 2019


    Colocar o Palmeiras como Campeão Brasileiro de 2019 após míseras 10 rodadas soa como um desrespeito aos outros 19 times e uma injustiça ao Palmeiras, que não faz mais do que a obrigação. Ganha e nada mais.
    O fato incomum e que gera esse tipo de colocação estranha é que o Palmeiras dificilmente perde - já está há 33 jogos invicto no Brasileirão somando a reta final do ano passado e o começo dessa edição - e raramente toma gols, tendo ainda um ótimo aproveitamento dentro e fora de casa. Todos esses fatores indicam nada mais nada menos que: O Palmeiras é um dos favoritos. Não o dono do caneco. O campeonato só acaba quando termina. Todo mundo sabe disso.
    É bem verdade que o time de Felipão tem um aproveitamento impressionante nesse começo de campeonato, está invicto, ganhando 8 dos 10 jogos e empatando os outros 2, mas precisamos pontuar que o Palmeiras está 3 pontos na frente do 2º colocado, que é o Santos, de Sampaoli, e 6 pontos na frente do Flamengo, 3º no geral. É pouco para ser tido como campeão. Ainda têm 84 pontos em disputa e bons adversários ao título.
    É meio óbvio que a pessoa que já crava o Palmeiras como campeão tem algum interesse por trás, ou flerta com poderes de outro mundo, vidência e afins... O time do Palmeiras tem tudo para ser bicampeão consecutivo? Tem, do mesmo jeito que tem tudo para não ser. Simples assim.
    Desde quando o futebol é algo lógico ou matemático? Tem zilhões de exemplos que embasam minha tese, mas me deixa perplexo a ideia fixa que algumas pessoas tem de cravar, com o ar de quem detém a sabedoria do mundo todo, uma incerteza. Podem até acertar no final, afinal de contas, estão apostando no garanhão favorito! Queria ver alguém apostar todas as fichas, como apostam no Palmeiras, em um pangaré sem grife que é um azarão...
    Se você me perguntar quem eu acho que ganha o Brasileirão de 2019, eu coloco a briga entre 3 times: Palmeiras, Flamengo e Internacional. Todos na Libertadores e Copa do Brasil. Isso importa? Claro que sim, se um deles for eliminado nas competições de meio de semana, fica focado no Brasileirão, logo, na minha opinião, fica um passo na frente dos outros dois que seguem se dividindo em outras competições.
    Mas é claro, tem gente que tenta chamar a atenção e já fala até em qual rodada o Palmeiras será campeão, eu juro que gostaria de saber como funciona esse poder paranormal. Será que depois de formado eu atinjo esse nível automaticamente depois de pegar o diploma de jornalista?
    Não, não passe a vergonha de cravar que o Palmeiras é o campeão do Brasileirão. A não ser que sua intenção com essa afirmação seja outra... Se expresse melhor, fale que é o favorito. Todo ano tem uma novidade que se esfrega na nossa cara e mesmo assim tem gente que cisma em não aprender!

  •   2018: São Paulo líder boa parte do campeonato e termina fora da Libertadores, Palmeiras engrena e é campeão;
  •   2017: Corinthians com um time totalmente subestimado faz uma das melhores campanhas da história;
  •   2016: Palmeiras quebra tabu, é campeão com um elenco sem jogadores acostumados a títulos e com um técnico rotulado como "ruim em pontos corridos";
  •  2015: Corinthians campeão, com um time muito bom e azeitado, colocando 12 pontos de distância para o 2º colocado;
  • Por aí vai, cada ano tem a sua história.
    Resta saber qual a história de 2019, ela pode até repetir a de algum ano, mas com certeza não da para escrever a história sem ela ter acontecido. Isso se chama previsão, que rima muito bem com charlatão e tem grande chance de ser um belo de um tiro na água.
    Qual é a verdadeira intenção de quem crava o Palmeiras campeão? Pressionar? Criar uma atmosfera de "oba-oba" ou "já ganhou", "favoritaço", expectativa na torcida ou o que? Veremos lá em dezembro se os poderes de mãe Dinah e pai Robério de Ogum de alguns jornalistas estão realmente afiados ou se é só a língua mesmo.

Um comentário: