8 de jul. de 2019

A Copa América foi um fiasco

    Sim, foi um fiasco. "Ah, mas o Brasil ganhou". Também, só faltava perder para o Peru na final né? O time comandado pelo Gareca é chatinho, mas o Brasil entrou em campo com a obrigação de ser campeão, ou vai dizer que não? Isso por si já basta para mostrar que, se o Brasil não tivesse ganhado, ai a Copa América seria uma vergonha. Talvez a maior de todas.
    Quando eu classifico a Copa América como fiasco, não analiso apenas o Brasil, muito menos só o desempenho em campo das seleções, eu afirmo que foi um desastre em um todo. 
    Futebol apresentado: Fraco. Adesão do público: Fraca. Organização: Fraca. Arbitragem: Fraca. Preciso falar dos gramados? Todo mundo reclamou de praticamente todos. Enfim, não vim fazer uma lista de problemas - seria bem longa - vim dar opinião para embasar o que eu achei dessa Copa América.
    Foi legal ver a seleção campeã. Talvez o maior significado dessa conquista tenha sido extracampo. Explico, querendo ou não, ganhamos sem Neymar. Isso é algo grande. Continuamos precisando dele, obviamente, mas não somos só Neymar. Não apresentamos um desempenho ótimo, mas deu pro gasto.
    De certa forma, Tite se reinventou durante a Copa América, Cebolinha era reserva! Jesus, era reserva de Firmino e veja como terminamos a competição... Cebolinha titular absoluto na esquerda, Firmino tentando se achar no meio e Gabriel Jesus reinventado na ponta direita. Ponto positivo.
    Dito isso, seja sincero com você mesmo. Você fica empolgado para ver Equador x Japão? 2 mil pessoas viram no estádio. Pagaria uma nota para ver esse jogo? Peguei pesado? Beleza, Peru x Bolívia, te deixa entusiasmado? Não sei vocês, mas eu fiquei empolgado com 2 dos 26 jogos. O Brasil x Argentina e Colômbia x Chile. Só. Não é que eu sou difícil de empolgar, é que tem jogos que são dureza de ver, pagar caro ainda...
    O futebol apresentado por qual seleção foi digno de título? Tite precisava ganhar para se manter. Scaloni, técnico da Argentina, jogou para não passar vergonha e ainda flertou com uma eliminação na fase de grupos. Uruguai é sempre a mesma coisa, bate nos fracos e cai para os grandes. Dessa vez, se complicou com a seleção peruana. Colômbia tem talento, mas parece que falta a mentalidade vencedora, na hora H, não vira nada. Chile, por mais que esteja melhorando nos últimos anos, ainda é fraco perto dos mais tradicionais, tem 3 ou 4 pilares que são craques ou muito bons. Sobrou pro Brasil, que fez seu papel. Dessa vez só não deu uma zebra.
    O Brasil jogou com o que tinha de melhor e venceu suando. Isso é pouco. A convocação do Tite já mostrava que ele não ia inventar, ia fazer o arroz com feijão. Cá entre nós, essa Copa América dava pra ganhar com time alternativo: Paquetá, Vinicius Júnior, Rodrygo, Allan e cia. Tite não dá oportunidades.
    Um artilheiro com 3 gols é complicado né? 13 jogadores dividiram o posto de vice-artilheiro, com incríveis 2 gols. Só mostra como o futebol apresentado foi ruim. De quem ataca e de quem defende. 60 gols em 26 jogos.
    Parabéns ao Brasil, seleção, que fez a obrigação, não a organização, que nem isso conseguiu fazer. Expôs para o mundo a bagunça que aqui é, está e vai ser por algum tempo. Para Tite, hora de mudanças, um ciclo novo te aguarda e não falo da Copa América de 2020, falo da Copa do Mundo de 2022. Perca os medos, amarras, ouse, experimente, tente e erre. Mas não insista no erro. Tudo passa. A geração é boa, dá para vencer em 2022, mas não com esses nomes. Já passa da hora de mesclar melhor experiência com irreverência.

Um comentário:

  1. Assino embaixo! Acrescentaria na lista de erros da organização os alojamentos dos atletas.

    ResponderExcluir