23 de jul. de 2019

As opções de Neymar

    É impressionante como Neymar se esforça para ser rotulado como bad-boy e falha. Se perde no personagem ou sei lá o que. Nós gostamos do Neymar irreverente, irresponsável, sem peso e que confunde os marcadores dentro de campo! No extracampo, quanto menos problema ele arrumar melhor. Querendo ou não, acaba interferindo no campo.
    Neymar tenta ser bad-boy e atinge o rótulo de Peter Pan probleminha. Adulto, que acha que é menino. Se envolve em várias intrigas e disputas no âmbito legal e, mesmo assim, muita gente passa o pano para o “menino Neymar”.
    Tudo o que eu falei aqui é figurinha repetida, mas o que verdadeiramente surpreende é que mesmo sendo assim, Neymar é o jogador mais desejado do mundo no momento, mesmo com todos esses problemas extracampo, desde lesões até processos e rebeldia.

Porque isso?

    Talvez porque estamos carentes de craques no futebol mundial. Cabeça de bagre para correr e cumprir papel tático tem de monte, talento como o de Neymar é raro e, por isso, Barcelona, Real Madrid, Juventus, Manchester United e Bayern de Munique estão atrás de Neymar. Vamos por partes para entender quem se dá melhor com cada proposta:

    Barcelona: Oferece dinheiro (por volta de 169 milhões de reais) + jogadores por Neymar. Especula-se que entre 3 e 2. Os nomes mais cotados são de: Dembélé, Philippe Coutinho e Rakitic.

  •      PSG se dá bem nessa, principalmente se pegar Coutinho e Rakitic, desejos antigos do clube e a grana. Neymar se dá bem também, volta para casa, será bem recebido pelos jogadores e pode reerguer a carreira com menos responsabilidade em campo. É bom para o Barça? Por incrível que pareça, acho que sim. Todos estão impacientes com Coutinho, Neymar é uma oportunidade de mercado e, se jogar 60% do que jogou na primeira passagem, vale a pena. Detalhe: a chegada de Neymar agrada Messi, que está em processo de renovação - ou não de contrato.

    Real Madrid: dinheiro (cerca de 377 milhões de reais) + Bale.

  • Se o Real conseguir será uma jogada genial a nível de mercado e negociações. Contrata um craque, se livra de um encosto que é bem caro e está constantemente machucado e dá um chapéu no rival, mas nem tudo são flores... A ponta esquerda do Real Madrid (onde Neymar jogaria) aparentemente já tem dono - e foi contratado nessa janela, Hazard. Os Merengues estão cheios de jogadores de lado de campo: Hazard, Vinicius Júnior, Rodrygo, Isco, Asensio, Lucas Vazquéz e mais. Para que mais um? Para o PSG é uma péssima entrar nessa por motivos óbvios: perde um craque por um dinheiro que não é necessário e recebe um jogador sem muita perspectiva de futura venda ou bom rendimento em campo. Para o Neymar, vejo como um desafio - que eu não sei se ele é capaz de superar.

    Juventus: dinheiro (não se especula quanto) + Dybala e Matuidi.

  • Antes vista como correndo por fora, agora parece que é real e viável o desejo da Juventus de ter Neymar e, com a habilidade de negociação dos dirigentes, o dinheiro e qualidade dos jogadores que podem ser envolvidos, eu não descarto a transação. Para os italianos essa negociação é perfeita por vários fatores: Resolve o excesso de jogadores no meio-campo ao mandar Matuidi para Paris (Khedira, Pjanic, Can, Rabiot, Ramsey, Betancur e outros). Acha uma utilidade para Dybala, jogador que é muito importante, mas não tem encaixado bem ao lado de Ronaldo e, nos momentos decisivos na Champions, não correspondeu. De quebra, ainda reforça o setor mais fragilizado do time com um dos melhores jogadores do mundo. Nas pontas, a Juventus tem como opções (Mandzukic, Douglas Costa, Cuadrado, Bernadeschi, Pjaca e até mesmo Ronaldo - nomes que não empolgam muito). Ao PSG, é boa a negociação também. Matuidi é um desejo antigo do clube e visto como solução no meio-campo, Dybala é jovem e joga em mais de uma função, podendo até ocupar a ponta esquerda de Neymar. Querendo ou não, vai render bem em campo e tem ótimas possibilidades de venda futura. Sem contar o dinheiro que o PSG ainda receberia. Para Neymar, talvez seja o melhor caminho depois do Barça. Mesmo objetivo que o clube: Champions League. Ao lado de um elenco muito forte e com Cristiano Ronaldo como responsável por tudo. Os maiores problemas devem ser: o processo de mudança que a Juve vive com a chegada do novo técnico, o fato dos italianos já terem gastado bastante nessa janela de transferências (e ainda mirarem Pogba) e a adaptação de Neymar na Itália.

    Manchester United e Bayern de Munique: ????
  • Esses dois times sim parecem estar de gaiatos na história de contratar Neymar. Tem o interesse, aliás, quem não gostaria do Neymar no seu time? Mas não tem proposta... Basicamente os dois acompanham a situação e esperam por alguma medida desesperada do PSG para atacar, mas surgem bem atrás dos outros 3 times citados. Mesmo assim, eu não duvido nada Neymar ir parar na Inglaterra ou na Alemanha... Principalmente na Inglaterra. Explico: Pogba não está contente no United e o PSG já sinalizou certo interesse em trocar os jogadores - talvez até sem envolver dinheiro. Caso essa hipótese se confirme, o Manchester United seria o time com o caminho mais livre para contratar Neymar, mas precisamos pontuar que, mesmo assim, existem vários fatores a serem acertados. Neymar quer? Pogba quer? Pois é...
    Neymar não fica no PSG, isso é uma certeza. Resta saber quem vai conseguir conciliar melhor os interesses dos franceses e seduzir Neymar. Aparentemente, o Barcelona está na frente nas negociações com Neymar enquanto a Juventus se aproxima mais do PSG primeiro. O Real Madrid, é uma incógnita, muito perigosa por sinal, para os concorrentes. O que temos certeza é: quem conseguir concluir essa operação, será visto de outra forma, em campo e fora dele! Para o bem e para o mal, vale a pena? 






Um comentário: