30 de mai. de 2022

Finalmente a Libertadores vai começar para o Palmeiras

O Palmeiras é o atual bicampeão consecutivo da Libertadores, logo, espera-se naturalmente que passe da fase de grupos com certa tranquilidade. Ao vermos que o Palmeiras caiu em um grupo com Deportivo Táchira, Emelec e Independiente Petrolero, as oitavas de final já eram uma realidade para o time brasileiro. Apenas uma questão de tempo.

Ninguém esperava que o Palmeiras fosse fazer o que fez, ainda mais jogando quase todos os jogos com o time reserva. Conseguiu a melhor campanha da fase de grupos, fez o maior número de gols na história nessa fase, teve o maior saldo e fez a melhor campanha da história. Reafirmando: com os reservas. Fora outras marcas que eu devo ter esquecido.

Isso não é natural, muito menos normal. O Palmeiras fez o que precisava fazer, mas fez tirando nota 10 e com todos os louros possíveis. Sim, o grupo era fácil, e o Palmeiras correspondeu da melhor maneira possível. Bateu todos os adversários em casa e fora. Não perdeu e nem sequer empatou com times inferiores como Tolima ou Always Ready, como outros brasileiros, menos consistentes que o Palmeiras, mas melhores que os adversários, fizeram.

Tudo tem o copo meio cheio e o copo meio vazio. Dá moral ter uma campanha monstruosa como essa, é bom ser temido pelos rivais, mas, ao mesmo tempo, o Palmeiras ainda não foi testado de verdade na competição. Isso é um problema. Além disso, pode cair na soberba. Acredito que Abel Ferreira não permitirá e o elenco não tem essa característica, de modo geral, mas é sim um risco.

Agora, enfrentando o Cerro Porteño, o Palmeiras segue como o grande favorito, mas vai pegar um time aguerrido, tradicional em seu país e na competição. Enfim, o Palmeiras vai ter um desafio com cara de Libertadores.

Até então, nesta edição, o Palmeiras não enfrentou um campo hostil. Gandulas parciais, torcida abafando e atirando coisas, gramado ruim, adversário fazendo cera e com chegadas mais fortes. Tudo junto, não teve para o Palmeiras na Libertadores de 2022 ainda. A partir das oitavas de final, vai ter em todos os jogos.

O Palmeiras vem sendo hegemônico na Libertadores. De 2017 pra cá, só não fez a melhor campanha na fase de grupos em 2021. De modo geral, é um time cascudo e experiente, mas a Libertadores é traiçoeira e o caminho do Palmeiras não é lá dos mais tranquilos. Se quiser o tri consecutivo, vai ter que jogar muito sério e com o máximo de espírito competitivo possível.

Um comentário:

  1. Sim! De fato não houve um teste a altura, mas a lição de casa recebeu um 10 com louvor!! Não, o time do Abel não tem soberba, tem os pés no chão! E por fim, sim, terá que jogar muito para ser tricampeão, não será fácil, mas é factível!

    ResponderExcluir