31 de jan. de 2022

Tite tem um ano para dar um jeito na seleção

 Desde que Tite assumiu a seleção brasileira, em 2016, o Brasil teve duas fases: futebol encantador e com ótimos resultados e futebol mediano com resultados. Agora, a seleção enfrenta sua pior fase, o futebol é ruim e os resultados também.

Tite precisa de soluções para isso. Não ganha a Copa do Mundo quem joga melhor, mas quem vence os jogos. É óbvio que seria maravilhoso ganhar mais uma Copa jogando bem, mas não sei se acredito nisso nesse momento.

Eu realmente não me surpreenderia se Tite apostasse em soluções "caseiras" nas próximas convocações como Renato Augusto, Paulinho e Willian, todos atualmente no Corinthians. Ele conhece os jogadores e já sabe o que eles podem apresentar na seleção.

Sinceramente, não acredito que nenhum desses seja a solução. Tite precisa reencontrar o time que potencializa o talento de seus melhores jogadores, Vinícius Júnior e Neymar, no momento e equilibrar isso com um sistema defensivo confiável e um padrão de atuação. Fácil de falar e difícil de fazer.

Também não é novidade que o Brasil tem muito talento e com características muito diferentes. Antony, Raphinha, David Neres, Rodrygo e Everton Cebolinha brigam por posição. Richarlison, Gabigol, Matheus Cunha e Gabriel Jesus também. Gerson, Bruno Guimarães, Fred, Arthur e outros também são exemplos. Todas as posições tem uma gama de talentos grande e diferentes.

O grande "x da questão" é descobrir quais serão os 23 jogadores que vão formar o melhor grupo e preencher as lacunas que Tite acha que precisam ser preenchidas. Eu ainda acredito que o melhor caminho para isso é "oportunizando", como Tite diz, e "deixando o campo falar". Ele fala isso, mas não executa. Sem cadeira cativa. Quem está melhor e se encaixar melhor no sistema vai pra Copa. Para isso, é preciso testar e a hora disso é agora, não um mês antes da Copa.

O pior de tudo: não acredito que Tite fará isso. Aposto que o técnico vai manter seu grupinho de jogadores e seguir com os olhos fechados para os outros que se destacarem nessa reta final de preparação. Se isso vai dar certo ou não, só o tempo dirá. Além de tudo isso, é preciso ressaltar que a base desses jogadores é a que fez o Brasil jogar bonito e com resultados empolgantes no começo da "Era Tite". Quem sabe Tite esteja certo e todos nós errados...

Um comentário:

  1. Não acredito que ele chame os praças! Seria uma mudança extrama de rumo. Penso que ele mudará algumas peças apenas e seguirá com a base que ele confia. O certo é que fazer o time jogar de forma segura e conseguir dar as melhores condições para Neymar e Vinícius tenham chances de fazer gols é o grande desafio!

    ResponderExcluir