26 de abr. de 2019

Não existem mais 13 grandes no Brasil

    Qual é o seu critério para grandeza? 
    O clube dos 13 “grandes” é composto por: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco, por ordem alfabética, para não gerar discórdia.
    São todos grandes para você? Aliás, o que é um time grande? Faça sua listinha mental de itens necessários para um time ser grande e depois, consequentemente, defina quais são os grandes do Brasil para você.

    Eu não considero esses 13 como grandes.

    É relativo, eu juro. Para mim, um navio transatlântico é grande. Ok. Para você, pode ser pequeno, porque na sua concepção, um planeta sim é grande. Depende da perspectiva e para o futebol brasileiro não é diferente.
    Qual campeonato vale mais pra você? Libertadores ou Brasileirão? Prefere a história rica ou um momento atual de badalação? Altos e baixos em conquistas e quedas ou uma constância morna? Tempo na seca de títulos diminui a grandeza do time? Título do passado vale menos que de atualmente ou mais? São tantas variáveis, vai da formação futebolística de cada um...
    Só fica um alerta: a história ensina e não pode ser negligenciada, nunca. Não só no futebol e sim em todos os âmbitos. A história é importante, sem ela com seus acontecimentos, fatos e aprendizados, não teríamos esse tempo presente.
    Nesse tema, eu cravo: quem esquece a história é burro e erra em não lembrar. Burro porque ao invés de aproveitar a chance e não cometer o erro já cometido, escolhe por errar sem necessidade. Não cometa erros que podem ser evitados, aprenda ao valorizar a história.

    O BRASILEIRÃO É O CAMPEONATO MAIS DIFÍCIL DO MUNDO 

    Você realmente acredita nisso? Eu acho que, acima de tudo, é uma jogada de marketing - muito bem feita.
    Assim como grandeza, a dificuldade é relativa e questão de perspectiva. De fato, para a Chapecoense, o Brasileirão pode até ser o mais difícil do mundo no cenário atual, para o Palmeiras, Corinthians, Flamengo ou outro, será que é? E a Libertadores?
    A liga espanhola é fácil ganhar? Precisa superar só o Barcelona e o Real Madrid. Meio alto o sarrafo né? Mesma coisa pro italianão e o campeonato alemão, não é fácil superar Juventus e Bayern.
    Esses times citados, passam quase todo ano da casa dos 80 pontos em 38 partidas tranquilamente. Enquanto isso, no Brasil, a maior pontuação da historia de um campeão brasileiro bateu 81 pontos. É mesmo o campeonato mais difícil do mundo?
    A resposta depende da perspectiva e as linhas de pensamento transitam em algo em torno disso:
Ciclano: — Sim, por isso a pontuação baixa dos campeões brasileiros em comparação com gringos.

Fulano: — Não é o mais difícil do mundo porque é preciso fazer menos pontos para ser campeão.

    Óbvio que existem outros argumentos e vertentes, mas você compreende? Nem tudo é uma verdade universal e seu jeito de pensar e entender as coisas pode estar errado, pode não ser o único certo ou até, quem sabe, ser tão certo quanto o do amiguinho, só mudando o ponto de vista.
    Resumindo, o número de times grandes não significa maior dificuldade e outra, será que temos mesmo 13 grandes no Brasil? Defina seu critério de grandeza logo, o Brasileirão vem aí.



Um comentário: